quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SÉRIE PRINCIPIOS BIBLICOS - ESTUDO 6 - SOBERANIA



Texto-base: “O Senhor reina e reinará eterna e perpetuamente.” (Êxodo15:18)
I - INTRODUÇÃO
O 6º princípio bíblico que vamos estudar chama-se: Soberania
Primeiro, vamos entender o que quer dizer Soberania. Segundo o dicionário, soberania quer dizer: poder supremo, autoridade moral, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano.

O princípio da Soberania nos ensina que: Deus é Senhor sobre todas as coisas, Ele é o supremo soberano de todo o universo. Ele é o Criador de todas as coisas, em todo o Universo. Tudo existe porque Ele as fez e elas continuarão a existir enquanto Ele sustentar.

Por que nós nascemos? Por que o sol só aparece de dia? Por que as estrelas que estão no céu não caem na nossa cabeça? Por que existem tantos animais diferentes? E quantas outras centenas e milhares de perguntas podemos fazer, para as quais os homens buscam um monte de respostas na ciência, mas a única resposta está na soberania de Deus. Deus assim o fez! Para quê? Para que pudéssemos contemplar as Suas maravilhas e reconhecêssemos o Seu poder e majestade.

No Salmo 139, nos versículos 1-4, podemos nos maravilhar, com Davi, quando fala do poder e soberania de Deus nas nossas vidas. Ele diz que o Senhor nos conhece desde o ventre da nossa mãe. Ele conhece o nosso pensamento, sabe quando nos deitamos e quando nos levantamos, conhece todos os nossos caminhos e, antes mesmo da palavra chegar à nossa boca, Ele sabe o que vamos falar. Ele sabe todas as coisas, pois é onisciente.

Em Provérbios 15:3, Salomão nos fala que os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando a todos, tanto aos maus quanto aos bons.. Esse Deus que sabe todas as coisas, antes mesmo que elas aconteçam, é também eterno como diz o nosso versículo-chave: Ele reina e reinará para sempre. Ele é Senhor do tempo e do espaço. Ele está em todo lugar, pois é onipresente.

Para Ele nada é tão difícil que não possa fazer, pois Ele pode todas as coisas, em Sua onipotência. Ele detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas.

Quando reconhecemos a soberania de Deus em nossas vidas, podemos seguir o conselho de Davi em Salmo 37:4,5: Nos deleitaremos n'Ele e Ele concederá o desejo do nosso coração. Quando entregamos o nosso caminho e confiamos n'Ele, podemos descansar que tudo mais Ele fará.

Aprendemos, em estudo anterior, que o nosso caráter deve ser o caráter de Cristo. Se, realmente, Cristo vive em nós, não teremos dificuldade em reconhecer que Deus é o Senhor de nossas vidas e, ao precisarmos tomar qualquer decisão, buscaremos primeiro a direção n'Ele, pois já vimos que Jesus não fazia nada sem antes consultar a Deus, pois sabia que tudo estava debaixo do controle da Sua mão.

Não esqueça que esse Deus que é onipresente, onisciente e onipotente, Aquele que vive e viverá eternamente é o mesmo Deus que lhe criou e quer que você tenha vida em abundância, que você seja feliz e, para isso, entregou o Seu próprio Filho para que você tenha tudo o que precisa. A única coisa que Ele lhe pede é que você confie n'Ele, entregue sua vida a Ele e reconheça a Sua soberania, o Seu senhorio sobre todas as áreas da sua vida.
Você quer aceitar esse desafio? Tenho certeza que você será tremendamente abençoado.

II - Deus Reina: A Soberania Divina
Daniel 4:34,35: “Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”.

A afirmação de que Deus é absolutamente soberano na criação, na providência e na salvação é básica à crença bíblica e ao louvor bíblico. A visão de Deus reinando de seu trono é repetida muitas vezes (1Rs 22.19; Is 6.1; Ez 1.26; Dn 7.9; Ap 4.2; conforme Sl 11.4; 45.6; 47.8-9; Hb 12.2; Ap 3.21). Somos constantemente lembrados, em termos explícitos, que o SENHOR (Javé) reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos, igualmente (Ex 15.18; Sl 47; 93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10; Pv 16.33; 21.1; Is 23.23; 52.7; dn 4.34-35; 5.21-28; 6.26; Mt 10.29-31). O domínio de Deus é total: ele determina como ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina, e nada pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos. Ele exerce o seu governo no curso normal da vida, bem como nas mais extraordinárias intervenções ou milagres.

As criaturas racionais de Deus, angélicas ou humanas, gozam de livre ação, isto é, têm o poder de tomar decisões pessoais quanto àquilo que desejam fazer. Não seríamos seres morais, responsáveis perante Deus, o Juiz, se não fosse assim. Nem seria possível distinguir – como as Escrituras fazem – entre os maus propósitos dos agentes humanos e os bons propósitos de Deus, que soberanamente, governa a ação humana como meio planejado para seus próprios fins (Gn 50.20; At 2.23; 13.26-39). Contudo, o fato da livre ação nos confronta com um mistério. O controle de De3us sobre os nossos atos livres – atos que praticamos por nossa própria escolha – é tão completo como o é sobre qualquer outra coisa. Mas não sabemos como isso pode ser feito. Apesar desse controle, Deus não é e não pode ser autor do pecado. Deus conferiu responsabilidade aos agentes morais, no que concerne aos seus pensamentos, palavras e obras, segundo a sua justiça. O Sl 93 ensina que o governo soberano de Deus (a) garante a estabilidade do mundo contra todas as forças do caos (vs. 1-4); (b) confirma a fidedignidade de todas as declarações e ensinos de Deus (v. 5) e (c) exige a adoração do seu povo (v. 5). O salmo inteiro expressa alegria, esperança e confiança no Todo-Poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário