sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 4 - PRINC. CARÁTER



Textos-base: Gn 1:26 / I Co 6:9; 11:1 / Gl 5:16-21 / 1Pe 1:16
“Sede santos, porque Eu sou santo”
Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e a Sua semelhança. Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém? É ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom.
O que é caráter? Caráter é o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: "Fulano não tem caráter" ou "Quem faz isso é alguém sem caráter". Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou mau?
Quais são as características de um mau caráter? De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne que Paulo cita em Gálatas 5:16-21.
E o bom caráter? Podemos associá-lo ao fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justiça, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o caráter do cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus.
O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de nós, tornando-nos a cada dia mais parecidos com Ele. Para isso, o caráter de Jesus tem que ser impresso em nós. Você sabe o que é imprimir? É colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Você entende? O que Deus quer fazer é colocar dentro de nós o caráter de Jesus, é imprimir em nós uma marca única, para que os outros, ao olharem para nós, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em nós brilha a glória do Pai, que a santidade está em nossa vida.
Todo líder de excelência, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhança do seu Criador, precisa ter um bom caráter. A mentira, a desobediência, a rebeldia, o engano, o roubo, a violência, a maldade, o colar na sala de aula, os palavrões, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, não podem fazer parte da sua vida.
Você quer realizar o sonho de Deus? Então se esforce para ter o caráter de Cristo e para que a glória e a santidade de Deus se derramem através da sua vida, amém?
ANALISANDO O CARÁTER CRISTÃO
Se você tivesse de escolher entre um músico talentoso mas sem caráter, e outro não tão talentoso, mas com caráter, para formar uma banda. Qual seria sua opção? O que determina o destino de uma pessoa não é o seu talento, mas sim, o seu caráter.
Com freqüência, vemos histórias de muitas pessoas talentosas que, por não terem caráter tiveram as suas carreiras destruídas. Em I Tm 4.12 podemos refletir um pouco sobre caráter através da palavra de Paulo.

Eis alguns pontos que nos ajudam a conhecer e observar numa pessoa de caráter firme e constante:
1º Na palavra – É impressionante como as pessoas são falsas no seu falar, mentem, manipulam, fofocam e não cumprem o que falam.
2º No procedimento – Nossas ações e atitudes refletem muito o nosso caráter. Temos um discurso bonito, mas as nossas ações e atitudes mostram que somos incoerentes.
3º) No amor – O caráter cristão é muito mais que o caráter segundo o mundo. Para o mundo integridade, responsabilidade, etc, denotam um homem de caráter. Mas o caráter cristão valoriza o amor. Em I Co 13, Paulo afirma que podemos ter os melhores dons e até fé para transportar montes, mas sem amor, nada somos.
4º) Fé – Sem fé não se pode agradar a Deus, aliás, a vida cristã começa pela fé e deve caminhar pela fé. As tribulações são momentos onde podemos constatar a grandeza de nossa fé. A fé é parte integrante do caráter cristã. Crer no amor e poder de Deus gera em nós atitudes e ações que exalam o perfume de Deus.
5º) Pureza – Sem santidade não veremos a Deus. (Hb 12.14) Aqueles que têm mãos limpas e um coração puro e que podem subir ao monte do Senhor (Sl 24). O mundo valoriza os talentos. O mundo valoriza as habilidades. O mundo valoriza a inteligência e conhecimento. As pessoas bem sucedidas sãos as mais capazes e mais talentosas. Esse é o sucesso do mundo. Mas o homem mais importante do mundo foi desprezado, humilhado, rejeitado e condenado com um ladrão ou assassino. Aos olhos do mundo um grande fracassado. Mas o seu caráter era incomparável e sua vida mudou o mundo.
Veja abaixo, alguns dos servos e servas que tiveram o caráter moldado por Deus:
Noé: homem justo e incorruptível
Abraão: amigo de Deus
Sara: mulher submissa
Moisés: líder eficaz
José: piedoso e temente
Ester: rainha altruísta
Elias: profeta humilde e determinado
Débora: mulher corajosa
Davi: homem segundo o coração de Deus
Paulo: missionário zeloso e autêntico
Pedro: um discípulo sincero e dinâmico
Jesus Cristo: o maior de todos

Será que o caráter cristão é compatível ou aceitável num mundo tão corrompido e cheio de impureza? Infelizmente, o mundo rejeita esse tipo de caráter cristão. Mas o Senhor está levantando uma geração de cristãos com caráter que há de manifestar a glória de Deus.
A palavra “CARÁTER” também exprime uma marca feita por meio de cortar, gravar, imprimir.
A marca feita por meio do cortar, gravar ou imprimir, pressupõe um encontro entre dois elementos diferentes que se interrelacionam, resultando em sinal.
Para melhor explicitar esta questão propomos uma reflexão sobre uma história que se tornará ilustrativa para com o tema caráter, diante das circunstâncias adversas.
ADVERSIDADES (Desconhecido)
“ Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que assim que um problema estava resolvido outro surgia.Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo. Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e o colocou em uma tigela. Virando-se para ela, perguntou: Querida, o que você está vendo? Cenouras, ovos e café, ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ele, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso. O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente. A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior.
Mas depois de terem sido fervidos na água, seu interior se tornou mais rijo. O pó de café, contudo, era incomparável. Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água. Ele perguntou a sua filha: Qual deles é você? Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é do tipo cenoura, ovo ou pó de café?”
Moral da História: CARÁTER é algo que precisa ser moldado, lapidado como uma pedra preciosa.
Imagine dois corações, um pequeno e outro enorme. O nosso coração, que é pequeno e cheio de defeitos, precisa ser como o de Jesus, grande e perfeito. Para isso, precisamos decidir mudar nossas atitudes (como Paulo, Moisés, Davi, Daniel, etc.) e deixar Deus moldar o nosso CARÁTER.

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 3 - PRINC. OBEDIÊNCIA




ESTUDO 3 - PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA
Texto: João 4:31-34

Quando lemos essa passagem, vemos quanto os discípulos se preocupavam com o bem estar de Jesus, mas também vemos o quanto eles ainda teriam para aprender. E é o que também vamos fazer hoje, aprender um pouco com o senhor.

Jesus e seus discípulos já vinham caminhando à um tempo, pois estavam voltando à Galiléia. Passaram por Samaria, e Jesus teve um encontro tremendo com a mulher samaritana e creio eu que os discípulos já estavam cansados e com fome. Uma das coisas que mais me chamou a atenção ao estudar este capítulo,foi justamente o quanto Jesus buscava agradar ao Pai ao afirmar:

Minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou... é como se Ele dissesse:

O que me sustenta
O que me fortalece
O que me dá forças
O que me faz caminhar
O que me faz crescer espiritualmente
O que me dá poder, unção ....

É fazer a vontade do meu Pai,
É me submeter a Ele
É fazer a vontade daquele que me confiou uma missão
É fazer a vontade daquele que espera que eu realize as suas obras...

É como se Ele falasse aos discípulos. - Não se preocupem. Estando em obediência, estou alimentado. Aleluia!
Precisamos aprender que obediência é um princípio divino e não uma mera obrigação. Deus quando colocou Adão no jardim do Éden, Ele deu uma ordem, conforme Gênesis 2:17

Vemos aqui que Deus estabelece um limite para Adão. Preparei tudo isso para você, mas pra você desfrutar de tudo que existe aqui, há uma condição: você só pode vir até aqui. Do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, você não pode comer.

Deus poderia ter feito o jardim sem essa árvore? Com certeza, mas ao estabelecer essa condição, Deus estava fundamentando em Adão um princípio divino tremendo: A Obediência.

E o princípio da obediência não se aplica apenas aos homens.
Deus estabelece o limite das águas dos rios e dos mares – não transbordem
Deus estabelece ao sol – resplandeça
Ele ordena ao dia – se faça, e o dia se faz

As coisas não acontecem apenas porque naturalmente fazem parte do curso da natureza. Deus estabelece o curso da natureza para que haja equilíbrio, abundância, prosperidade, fecundidade.

Em 2ª Crônicas 26:11 a Palavra diz:

“Tudo que existe nos céus e na terra é seu Senhor. É seu esse Reino. Adoramos a Deus porque Ele domina todas as coisas. Riquezas e honra vem do Senhor, Ele governa toda a humanidade. .....

Deus queria fundamentar em Adão o princípio da obediência, para que sua vida fosse equilibrada, próspera, e que tudo em que ele colocasse as mãos, gerasse abundância, multiplicasse. Ele deu a Adão a oportunidade de escolher entre obedecer ou não.

Mas Adão não se alimentou da vontade do Pai e morreu espiritualmente, conforme Deus havia falado que aconteceria.

Amados,
Assim Deus tem feito conosco. Ele tem nos dado a oportunidade de escolher entre praticar o bem e o mal, entre obedecer e desobedecer, entre a vida e a morte, ente a bênção e a maldição.

Muitas vezes achamos que somos filhos muito obedientes, mas vejamos:

Minhas conversas tem sido úteis ou fúteis e inúteis?
Meus pensamentos tem sido puros ou impuros?
Meu olhar tem sido bom e todo meu corpo é luz ou meu olhar tem sido mal e meu corpo está em trevas?

É uma questão de opção. É muito fácil falarmos:

“Senhor eu quero fazer a Tua vontade

“Mas entre o querer e o fazer, existe o OBEDECER.

“A obediência é a chave do sucesso e gera bênção”

O ministério de Jesus foi um ministério próspero e Ele foi bem sucedido em sua missão, porque Ele em TUDO e em TODAS as circunstância Ele obedeceu ao Pai, Ele fez a vontade do Pai, e essa obediência é que o sustentou.

Essa é a reflexão que Deus quer que façamos nesse momento.

Do que você tem se alimentado? O que você tem feito com a liberdade de escolha que Deus tem te dado? O maior nível de prosperidade que um homem alcança, é ter intimidade com Deus. Você tem se submetido à vontade do Pai e tem tido uma vida próspera, equilibrada, abundante, espiritualmente saudável?

Ou você tem se alimentado da falta de coragem, da preguiça, do medo, do desânimo, da murmuração, da corrupção, do mal testemunho, e tem tido uma vida de fracassos e derrotas.
A obediência humanamente falando é uma questão de opção, mas espiritualmente falando, é um princípio fundamental na vida de um verdadeiro discípulo de Cristo.
Um dos 10 mandamentos de Deus para seu povo é: Honra teu pai e tua mãe para que tenhas vida longa. Esse honrar, implica obedecer, portanto, a obediência determinará não só nosso tempo de vida espiritual, como foi o caso de Adão, como também, nosso tempo de vida física.
Leia Deuteronômio 30:19

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ORAR EM VOZ ALTA




Outro dia li o artigo do Pastor Oton Alencar, no jornal Diário do Amapá, indignado com a discriminação religiosa de certo jornalista que criticava o fato dos evangélicos orarem em voz alta.
O interessante é que, como vivemos em um País democrático, não nos damos conta de que poder expressar nossa religiosidade, cantar, orar baixo ou alto, é uma expressão dessa liberdade democrática.
É claro que, com os devidos cuidados na propagação do som, as igrejas podem louvar a Deus da maneira que melhor lhes aprouver, sendo essa crítica quanto ao orar em voz alta uma afronta à liberdade religosa.
O importante também é que, o mesmo que critica, se vier a ter cerceado seu direito de expressar sua religiosidade com certeza irá protestar.
À propósito, sobre o tema não poder orar em voz alta, esse é o dilema que tem indignado cidadãos idosos da pequena cidade da Geórgia, de Port Wentworth, próxima de Savannah.
A organização que fornece as refeições de um centro de idosos, disse aos idosos que visitam o centro que o orar em voz alta antes das refeições viola as regras federais. Em vez disso, foram convidados a observarem um minuto de silêncio.
As refeições são parcialmente pagas com verbas federais.
O Presidente da Câmara de Port Wentworth, Glenn Jones, disse estar indignado por as pessoas serem informadas de que “não podem agradecer a Deus pela sua comida.”
Funcionários da organização Senior Citizens Inc., que fornece as refeições, dizem que propuseram o momento de silêncio para protegerem o financiamento federal.
Nos tempos difíceis que, como previsto, já estamos a começar a viver e que estão com tendência para se agravar, é importante lembrarmo-nos e inspirarmo-nos na experiência de Daniel, que perante as ameaças a que foi sujeito prosseguiu normalmente na sua devoção como se nada fosse. Lemos assim:
“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (Daniel 6:10).

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O SUCESSO - ESTUDO 2 - PRINC. DA HONRA




“… porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”
(I Samuel 2:30)
• A Definição de Honra
A palavra honra no dicionário tem o seguinte significado: avaliação, apreço, valorização, respeito e gloria. Quando “honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande.
I - A quem devemos honrar?
• Honrar a Deus
Para alguns isso não é novidade. Honrar a Deus é dar o primeiro lugar a Ele, é entregar a vida à orientação dEle. Mas podemos fazer mais do que isso.
Em Mateus 15:8 está escrito: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
Jesus disse: “Onde estiver o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. Deus se importa com tudo o que fazemos se conseguimos, por meio disso, honrá-lo! Olhe para as Escrituras: Israel durante séculos honrou a Deus com tudo. Cada animal do campo que nascia, cada nova colheita, cada filho que saía de suas entranhas, as festas mensais, feriados, refeições, roupas, corte de cabelo, famílias, casas… tudo trazia a idéia: Isso é para honrar a Deus!
• Honrar a Deus através das Finanças
(Provérbios 3:9-10) – “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
Quando o homem honra a Deus com seus bens ele é abençoado. Em Malaquias 3:10 diz: “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e depois fazei prova de mim, diz O Senhor dos Exércitos se Eu não vos abrir as janelas dos céu e não derramar sobre vós uma benção tal,que não tenham onde guardá-la.”
Quando honramos ao Senhor com nossos bens, Ele repreende o demônio chamado devorador. E quando o homem honra ao Senhor da forma que Ele quer ser honrado, Deus tem o compromisso de abençoá-lo.
Deuteronômio 28:1-6 diz – Se obedecerem fielmente a todos estes mandamentos do Senhor nosso Deus,a todas as leis que estou transmitindo, Deus fará de vocês a maior nação do mundo! E vejam as bênçãos que receberão, resultantes da obediência: Bênçãos nas cidades, bênçãos nos campos, bênçãos de muitos filhos, de colheitas abundantes, de numeroso gado,de numerosas tropas, de numerosos rebanhos, bênçãos de pomares repletos de frutas, bênçãos de fartura de pão, bênçãos quando entrarem e bênçãos quando saírem.
• Honrar a Família
Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio freqüentemente negligenciado é o da honra. Veja o que diz a palavra sobre o marido honrar a mulher (I Pedro 3:7). Sobre a mulher honrar o marido (I Pedro 3:1). Sobre os filhos honrarem os pais (Exodo 20:12).
(I Pedro 3:7) – “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”
(I Pedro 3:1) – “SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
(Êxodo 20:12) – “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.”
O apóstolo Paulo disse para os maridos serem o cabeça, amarem suas esposas, sacrificarem-se por elas, alimentarem e cuidarem delas. Às esposas foi dito para serem submissas, temerem e respeitarem seus maridos. É dito aos filhos que devem obedecer seus pais. Há muitas outras coisas que podemos fazer para mostrar que valorizamos as pessoas da nossa família.
A atitude de honra e as ações que acompanham criarão um ambiente saudável e aconchegante onde a família possa crescer.
Mas precisamos tomar o cuidado para não deixar que a família tome o primeiro lugar em nossas vidas e honremos mais a ela do que a Deus.
(I Samuel 2:29) - “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?”
• Honrar às autoridades
(Hebreus 13:17) – “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”
(Romanos 13:1) – “TODA a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”
Não precisa comentar, pois os versículos já falam por si só.

II - Como podemos restaurar a honra nas nossas vidas?
1. Decidir honrar e valorizar mais à Deus e as outras pessoas. Enfatizo a palavra decidir porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa formas. Em 1 Pedro 2:17, Deus disse, “tratai todos com honra”. Primeiro temos de decidir que as pessoas são valiosas e principalmente aquelas que Deus pôs sobre nossos cuidados.
2. Agir de acordo com nossa decisão. Enfatizo a palavra agir porque honra envolve fazer, mostrar e expressar.

III - E se as pessoas não merecem honra?
É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agiu com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Mas é interessante o que Pedro disse: “tratai todos com honra” (1 Pedro 2:17).
A DUPLA HONRA PARA A SUA VIDA SE CUMPRIR ESSE PRINCIPIO
“Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.” (Isaías 61:7)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 1 - SEMEADURA E COLHEITA


SÉRIE: PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O SUCESSO

A Palavra de Deus nos oferece o ensino de que se seguirmos alguns princípios poderemos alcançar uma vida plena de sucesso. A Bíblia não enumera uma lista de todos seus princípios, pois Deus deseja que esquadrinhemos suas verdades eternas, pois como diz Pv 25:2 ” A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.”.
O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal.
Um princípio bíblico básico é uma semente de verdade eterna da Palavra de Deus, que expressa Sua natureza e nos ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente. Podemos raciocinar através deles e conduzir os pensamentos para tomarmos decisões seguras com base nos padrões de pensamento do próprio Criador que podem ser encontrados em toda a sua criação.
Moisés, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: " Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." (Deuteronômio 4:5, 6). Você quer ser conhecido como sábio? Guarde os princípios que hoje começaremos a estudar. Aplique-os diariamente na sua vida e você será bem sucedido em toda a sua vida, amém?

ESTUDO 1 – PRINCÍPIO DA SEMEADURA E DA COLHEITA
Leitura: Gl. 6:7-8; Gn. 1:11; Gn. 8:22

I - Esta lei opera positiva e negativamente:
1 – Se plantarmos coisas boas,, colheremos coisas boas;
2 – Se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins;
3 – Nós estamos plantando em todo tempo;
4 – Tudo o que nós fazemos são sementes;
a – Palavras
b – Pensamentos
c – Dinheiro
d – Atitudes
5 – Iremos colher de acordo com que plantarmos;
6 – Tudo começa com uma semente.

II – Semente para o mal – “...o que semeia da carne, da carne colherá a corrupção...” Gl. 6:8.
Plantando para o pecado;
1 – Atitudes de derrota, sementes de medo;
2 – Semeando palavras negativas na mente de seus filhos, ou cônjuge.
Muitas pessoas sonham em ter um lar feliz, mas em todo tempo estão semeando amargura, grosserias, ofensas, etc. Estão semeando o fracasso em seu casamento – Jó 4:8; Os. 8:7; Pv. 22:8.

III – Semeando no Espírito – “... O que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna...” Gl. 6:8.
A – Semeando para o seu lar
1 – Quando plantamos atitudes de compreensão, amor, perdão e bondade, Deus é quem se responsabiliza em dar a colheita.
2 – Para você plantar algo em seu cônjuge pode parecer difícil, mas olhe para recompensa. Você certamente colherá.

B – Semeando para o seu ministério
1 – Consagração, jejum, oração, tempo com a Palavra, e obediência irrestrita a Deus, são sementes que podemos plantar em nossos ministérios. Não se recebe unção, dons espirituais e revelação da Palavra sem isso!
2 - Envolver-se com a obra e com o povo de Deus é também uma semente para colher aceitação ao seu ministério.
Há aqueles que querem crescer no ministério, mas não querem se envolver com a obra de Deus. Os tais colhem o isolamento.

C – Semeando para a vida financeira
1 - Deus quer que sejamos prósperos;
2 – A prosperidade não se opera automaticamente;
3 – É preciso seguir as leis da prosperidade;
4 – Muitos, quando tem um pouco de dinheiro na mão, gastam tudo;
5 – Aprenda esta lição; NÃO COMA SUAS SEMENTES!!! Você semeia antes de colher e não depois.

"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7b)
Semear e Colher. Quando Deus colocou o homem na Terra, deu-lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: "De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comereis..." (Gn 2:16-17). Mas o versículo continua: "... pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer à ordem dada, receberia uma conseqüência do seu ato: a morte. Se comesse, morreria.
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.
Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia-a-dia, veremos claramente este princípio. Por exemplo:
- Se desobedecermos, receberemos correção;
- Se estudarmos, aprenderemos e tiramos boas notas;
- Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados;
- Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Em Oséias 8:7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos através de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e palavras.
O que você quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, êxito, prosperidade? Então plante isso com palavras, gestos e pensamentos.
Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado ao primeiro, é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:37-39). Qual a relação dessa palavra com o semear e colher?

Simples: tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade. Assim, jamais farei algo a outra pessoa que não fizesse a mim mesmo.

Você quer ser amado? Ame.
Quer ser respeitado? Respeite.
Quer ser abençoado? Abençoe.
Quer ter paz? Viva em paz com todos.
Quer tirar boas notas? Estude.
Não esqueça. Tudo o que você quiser que os outros lhe façam, faça você primeiro, pois tudo aquilo que o homem semear, isso mesmo é o que ele colherá. Afinal, laranjeira não dá mamão, mangueira não dá abacaxi. O fruto é resultado da semente. Cuidado com o que você está semeando!

Para ser próspero, é necessário esquecer!!



Em Gênesis a partir do capítulo 37 podemos ver a linda e educativa história de um grande homem de DEUS. Seu nome?? JOSÉ.
Para quem nunca leu ou ouviu esta história (o q acho impossível), farei um breve resumo.


JOSÉ:
Filho preferido de Jacó;
Foi vendido por seus irmãos e levado ao Egito;
Foi preso após acusação injusta de uma mulher, depois de uma tentativa frustada de sedução por parte desta;
Na prisão, tornou-se conhecido como o intérprete de sonhos;
Tornou-se governador do Egito.

Por várias vezes li esta história e sempre a achei muito edificante, porém, hoje aprendi algo novo. Em apenas dois pequenos versículos Deus me ensinou um grande segredo para ser próspera, mesmo em tempos difíceis.

Em Gênesis 41: 51 e 52 está escrito:
Pôs no primeiro o nome de Manassés e explicou assim: “Deus me fez esquecer todos os meus sofrimentos e toda a família do meu pai.” Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição.

José passou muitas lutas, foi traído por sua própria família,vendido como escravo, preso... mas também foi honrado por DEUS. José em nenhuma hora culpou a Deus pelo o que estava acontecendo em sua vida. E a bíblia diz em Gn.39: 2-3 que Deus estava com ele. E mesmo com tudo o que havia acontecido em sua vida, José conseguiu ver que Deus estava com ele.Então, depois do sofrimento Deus o abençoou com seu primeiro filho, o qual pôs o nome de MANASSÉS que significa: "Deus me fez esquecer".

Será que vocês podem imaginar a cena?? José olha para seu bebê e diz: seu nome será MANASSÉS, pois DEUS me fez esquecer.

Em outras palavras o que ele estava querendo dizer era: Não importa o que eu sofri, não importa se meus irmãos me rejeitaram, se fui preso, humilhado...O meu passado DEUS me fez ESQUECER!

Permitam que sua imaginação os leve mais além, muito mais além.
Pensem... imaginem... pensem...imaginem...aquela criança crescendo e desenvolvendo um relacionamento com o seu pai: José o educa, o aconselha, brinca, sorri... e o chama de Manassés. Todas as vezes que olha para seu primogênito, ele vê a manifestação da glória de DEUS em sua vida.
E para completar a Sua boa obra, na vida de José, o Senhor deu-lhe mais um filho – EFRAIM – “Deus me fez próspero na terra da minha aflição”.
O Senhor o prosperou, mas para que isso ocorresse primeiro foi necessário que DEUS o fizesse esquecer as dores de seu passado. Por isso, Manassés veio com a primogenitura.
Percebe-se que para que ocorra o EFRAIM (“Deus me fez próspero na terra da minha aflição”) é necessário que o Manassés (“Deus me fez esquecer todos os meus sofrimentos e toda a família do meu pai.”) venha sobre as nossas vidas.

Irmão, não importa o que você fez ou o que você sofreu no passado:
Se você mentiu ou ludibriou – Deus tem um MANASSÉS para sua vida;
Se você matou ou roubou – Deus tem um MANASSÉS para sua vida;
Se você adulterou – Deus tem um MANASSÉS para sua vida;
Se você foi humilhado, traído, caluniado ou abusado – Deus tem um MANASSÉS para sua vida;
Se os seus pais o rejeitaram ou o abandonaram – Deus tem um MANASSÉS para sua vida;
Não importa o que tenha acontecido em seu passado: as dores, as perdas etc. você deve entregar tudo para JESUS e a unção de MANASSÉS virá sobre sua vida, assim como veio sobre José.
Depois desta total entrega você estará pronto para receber o EFRAIM de DEUS.