segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SÉRIE PRINCÍPIOS BÍBLICOS - ESTUDO 1 - SEMEADURA E COLHEITA


SÉRIE: PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O SUCESSO

A Palavra de Deus nos oferece o ensino de que se seguirmos alguns princípios poderemos alcançar uma vida plena de sucesso. A Bíblia não enumera uma lista de todos seus princípios, pois Deus deseja que esquadrinhemos suas verdades eternas, pois como diz Pv 25:2 ” A glória de Deus é encobrir as coisas, mas a glória dos reis é esquadrinhá-las.”.
O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal.
Um princípio bíblico básico é uma semente de verdade eterna da Palavra de Deus, que expressa Sua natureza e nos ajuda a discernir e aplicar o conhecimento corretamente. Podemos raciocinar através deles e conduzir os pensamentos para tomarmos decisões seguras com base nos padrões de pensamento do próprio Criador que podem ser encontrados em toda a sua criação.
Moisés, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: " Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." (Deuteronômio 4:5, 6). Você quer ser conhecido como sábio? Guarde os princípios que hoje começaremos a estudar. Aplique-os diariamente na sua vida e você será bem sucedido em toda a sua vida, amém?

ESTUDO 1 – PRINCÍPIO DA SEMEADURA E DA COLHEITA
Leitura: Gl. 6:7-8; Gn. 1:11; Gn. 8:22

I - Esta lei opera positiva e negativamente:
1 – Se plantarmos coisas boas,, colheremos coisas boas;
2 – Se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins;
3 – Nós estamos plantando em todo tempo;
4 – Tudo o que nós fazemos são sementes;
a – Palavras
b – Pensamentos
c – Dinheiro
d – Atitudes
5 – Iremos colher de acordo com que plantarmos;
6 – Tudo começa com uma semente.

II – Semente para o mal – “...o que semeia da carne, da carne colherá a corrupção...” Gl. 6:8.
Plantando para o pecado;
1 – Atitudes de derrota, sementes de medo;
2 – Semeando palavras negativas na mente de seus filhos, ou cônjuge.
Muitas pessoas sonham em ter um lar feliz, mas em todo tempo estão semeando amargura, grosserias, ofensas, etc. Estão semeando o fracasso em seu casamento – Jó 4:8; Os. 8:7; Pv. 22:8.

III – Semeando no Espírito – “... O que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna...” Gl. 6:8.
A – Semeando para o seu lar
1 – Quando plantamos atitudes de compreensão, amor, perdão e bondade, Deus é quem se responsabiliza em dar a colheita.
2 – Para você plantar algo em seu cônjuge pode parecer difícil, mas olhe para recompensa. Você certamente colherá.

B – Semeando para o seu ministério
1 – Consagração, jejum, oração, tempo com a Palavra, e obediência irrestrita a Deus, são sementes que podemos plantar em nossos ministérios. Não se recebe unção, dons espirituais e revelação da Palavra sem isso!
2 - Envolver-se com a obra e com o povo de Deus é também uma semente para colher aceitação ao seu ministério.
Há aqueles que querem crescer no ministério, mas não querem se envolver com a obra de Deus. Os tais colhem o isolamento.

C – Semeando para a vida financeira
1 - Deus quer que sejamos prósperos;
2 – A prosperidade não se opera automaticamente;
3 – É preciso seguir as leis da prosperidade;
4 – Muitos, quando tem um pouco de dinheiro na mão, gastam tudo;
5 – Aprenda esta lição; NÃO COMA SUAS SEMENTES!!! Você semeia antes de colher e não depois.

"Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7b)
Semear e Colher. Quando Deus colocou o homem na Terra, deu-lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: "De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comereis..." (Gn 2:16-17). Mas o versículo continua: "... pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer à ordem dada, receberia uma conseqüência do seu ato: a morte. Se comesse, morreria.
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.
Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia-a-dia, veremos claramente este princípio. Por exemplo:
- Se desobedecermos, receberemos correção;
- Se estudarmos, aprenderemos e tiramos boas notas;
- Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados;
- Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Em Oséias 8:7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos através de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e palavras.
O que você quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, êxito, prosperidade? Então plante isso com palavras, gestos e pensamentos.
Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado ao primeiro, é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:37-39). Qual a relação dessa palavra com o semear e colher?

Simples: tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade. Assim, jamais farei algo a outra pessoa que não fizesse a mim mesmo.

Você quer ser amado? Ame.
Quer ser respeitado? Respeite.
Quer ser abençoado? Abençoe.
Quer ter paz? Viva em paz com todos.
Quer tirar boas notas? Estude.
Não esqueça. Tudo o que você quiser que os outros lhe façam, faça você primeiro, pois tudo aquilo que o homem semear, isso mesmo é o que ele colherá. Afinal, laranjeira não dá mamão, mangueira não dá abacaxi. O fruto é resultado da semente. Cuidado com o que você está semeando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário